Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 10 de abril de 2010

Entenda as diferenças entre telas LCD e E Ink

Os principais e-readers do mercado utilizam um tipo de tela em preto e branco que consome pouca energia e permite a leitura mesmo sob a luz do Sol. É o papel eletrônico, ou e-paper.
Entre os vários tipos de e-papers em desenvolvimento, destacam-se os baseados na tecnologia da empresa E Ink, que equipa leitores como o Amazon Kindle, o Sony Reader e o Barnes & Noble Nook.

Principais e-readers usam tipo de tela em preto e branco que consome pouca energia
A tinta eletrônica da E Ink é formada por uma camada de microcápsulas que fica entre dois elétrodos.
Cada microcápsula leva em seu interior um fluido claro com partículas brancas e pretas, que se movem conforme a carga elétrica aplicada no elétrodo inferior para formar a imagem da tela.

Energia
 
O consumo de energia desse tipo de e-paper é baixo porque ele não tem iluminação própria, e a retenção da imagem estática na tela não gasta energia.
Ao contrário de telas iluminadas com luz traseira, como LCDs de notebooks, o e-paper é reflexivo --reflete a luz ambiente, artificial ou natural.
Com isso, ele pode causar menos fadiga visual (leia texto abaixo) e consome menos energia, mas normalmente não é legível no escuro.
Alguns leitores, como o Sony PRS-700BC Reader Digital Book, têm iluminação auxiliar embutida, mas esse é um recurso extra do aparelho, não uma modificação do e-paper.
Outras características comuns em papéis eletrônicos são o grande ângulo de visão; a baixa taxa de atualização, o que torna animações e transições --como mudanças de página-- um tanto lentas; e o "ghosting" -tendência a exibir "fantasmas" (resquícios de uma imagem anterior).
A maioria dos e-papers implantados em leitores eletrônicos exibe imagens apenas em preto e branco. Os modelos coloridos por enquanto têm uso bastante limitado ou deixam a desejar.
LCD
Reproduzir milhões de cores e atualizar a tela com rapidez pode ser difícil para um papel eletrônico, mas nem tanto para uma LCD.
A tela de cristal líquido que equipa grande parte dos televisores, notebooks, celulares e tocadores portáteis, entre outros aparelhos, pode ser boa para ver vídeos e fotos -mas consome mais energia e pode cansar mais os olhos, a depender da tecnologia utilizada.
O iPad, da Apple, usa uma TFT LCD com iluminação de LED. A luz dos LEDs é difundida por um painel e atravessa camadas de filtros, polarizadores, elétrodos e cristais líquidos até sair da tela.
Usando corrente elétrica, é possível alterar a estrutura molecular dos cristais líquidos e controlar a quantidade de luz que passa pela tela. Subpixels coloridos permitem gerar diferentes cores.
A grande vantagem dessa LCD em relação ao papel eletrônico é a capacidade de exibir milhões de cores com uma atualização rápida da tela, o que permite ver fotos e imagens em movimento sem grandes problemas.
A iluminação própria deixa a tela visível no escuro, mas consome mais energia e pode causar maior fadiga visual. Enquanto a bateria do Kindle, por exemplo, tem duração estimada de uma semana, a do iPad promete aguentar até dez horas.

Siga no Twitter : @jeff_pedro 

Fonte : OlharDigital

| More
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Sobre

Minha foto
São José dos Campos, São paulo, Brazil
Programador de Web Sites, 19 anos, formado em técnico em informática com ênfase em programação, considerados por muitos um geek por gostar da área de tecnologia e suas novidades.

Agregadores

LinkLog
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
BombaNet
Divulgar Blog - Divulgue seu Blog - Divulgar Site
Link do Pinguim | Os melhores conteúdos da blogosfera brasileira em um unico lugar
Banner Link Premiado


Todo Espaço Online


União