Google disse nesta sexta-feira (9) que as autoridades chinesas renovaram a licença para que a empresa mantenha suas atividades no país.
Na última quarta-feira (7), Wang Lijian, chefe do setor de propaganda no Ministério da Tecnologia da Informação e Indústria (MTII) da China, disse que o pedido estava em avaliação, mas não tinha data para que o governo apresentasse o resultado. Ele apenas falou que a solicitação foi "relativamente tardia".
O MTII é o órgão responsável por renovar e avaliar a licença de provedores de conteúdo na internet. A China tem atualmente quase 400 milhões de usuários da web, o maior mercado do mundo.
O Google afirmou na semana passada que interromperia o direcionamento automático de usuários para seu site de buscas em Hong Kong após Pequim indicar que não renovaria a licença da companhia caso a prática fosse mantida.
Esse é o mais recente desdobramento em uma série de reviravoltas que ocorreram desde que o Google alertou, em janeiro, que poderia deixar o país asiático por receios quanto à censura após ter sofrido um sofisticado ataque de hackers originado no país asiático.
A empresa manteve a promessa de pôr fim à autocensura requerida por Pequim como condição para que continuasse a operar na China - o que levou ao redirecionamento para Hong Kong.
A China recentemente impôs novos requerimentos a empresas que desejem fornecer serviços de mapas na internet e anunciou uma lista preliminar de companhias que estariam autorizadas a receber licença para isso. O Google Maps não estava entre os classificados, ainda que uma fonte familiarizada com a situação tenha informado que a lista não era final.
O maior site de buscas do mundo informou que estava examinando o impacto das novas regulamentações sobre seus produtos. Um total de 23 companhias chinesas, entre as quais a Baidu, líder no mercado de buscas no país, receberam aprovação preliminar para operar serviços de mapas online, de acordo com documento postado no site do Serviço Estatal de Cartografia e Agrimensura chinês.
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário