No clássico conto dos Irmãos João e Maria deixar um rastro de migalhas de pão de sua casa para não ficar perdido na floresta , mas o plano falha quando os pássaros comem as migalhas. No mundo moderno , um dispositivo GPS poderá ajudar os irmãos. Mas e se eles vagavam em um lugar sem sinais GPS ?
Com esse tipo de problema em mente , uma equipe de pesquisadores da Microsoft pretende criar um dispositivo móvel que poderia criar uma trilha de " migalhas de pão digital. " O dispositivo que coleta os dados por onde o usuário andou dentro de casa, no subsolo, ou em outros espaços onde os sinais de GPS estão disponíveis ou são fracos - como estacionamento de vários níveis que podem confundir as pessoas que se esquecem de onde estacionaram o carro.
O dispositivo da Microsoft Research, e um celular protótipo chamado Menlo , pacotes de um conjunto de censores: um acelerômetro para detecção de movimento, um lado mostrando uma bússola para determinar a direção , e um censor de pressão barométrica para acompanhar as mudanças de altitude.
Enquanto que os telefones existentes contêm alguns destes sensores , o que há de novo sobre Menlo é um aplicativo chamado Greenfield , que visa resolver o problema de joão e Maria aproveitados dos dados dos censores. O objetivo é contar uma seqüência de passos do usuário, medir mudanças de direção , e até mesmo calcular quantos andares , o usuário tem atravessado por escadas ou elevador. Para que o usuário possa depois refazer o seu caminho com precisão.
Greenfield um exemplo " baseado em atividade de navegação ".ele deve ser apresentado em um documento na conferência MobileHCI em Lisboa , Portugal , no próximo mês , as posições da equipe Microsoft Greenfield como um método ideal de navegação em locais onde os mapas não foram construídas ou não estão acessíveis.O cientista da computação AJ Brush e sua equipe conduziram um estudo em que as pessoas tinham que recuperar um objeto de um colega que estacionou o carro em uma garagem grande , usando a trilha de dados do colega para navegar pelo caminho.
As aplicações potenciais são inúmeras. Greenfield poderia ser usada para novos tipos de brincadeiras de rua, para recuperar itens perdidos, para encontrar amigos em um estádio, ou para resgatar os caminhantes e alpinistas . Os pesquisadores citam um livro de 2002, Navegação Interior pelo engenheiro ,Erik Jonnson , que argumenta que todos os esforços com a criação de " mapas cognitivos ". Mesmo aqueles que têm um excelente senso de direção pode ser enganado por sua própria recordação.
Em um ensaio , em dois estacionamentos diferentes - um com os sinais de GPS e um sem - a equipe da Microsoft começou assuntos em um prédio vizinho e entregue a cada um deles um pedaço de papel com listagem de cor , marca, modelo e número de matrícula do carro de um colega. (Este tipo de problema foi familiar para a maioria dos participantes do estudo , um disse que perder o controle de um carro em uma garagem é "catastrófico ". ) , foram dados um dispositivo de Menlo em execução Greenfield , que havia registrado um rastro de atividade, para uso em refazer o caminho de volta . Em alguns casos , os dados pista foi melhorada por fotografias tiradas ao longo do percurso.
Cada participante do estudo encontrou todos os carros , pelo menos eventualmente. Mas uma vez que várias configurações de dados "migalha de pão" foram testados , houve grande variação quanto tempo levou cada sujeito levou , dependendo do tipo de informação foi apresentado.
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário