Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 25 de setembro de 2010

[EXCLUSIVO] O Pessoal do "TROCAJOGO" Conversa com o TUPINIQUIMTECH


Bom galera o Hoje estamos aqui para mostrar o um pouco dessa invação aqui no Brasil para os Gammers de plantão.

falamos com o Fernando do "Troca jogo" (www.trocajogo.com.br).

Como Funciona o "TrocaJogo" ?
No trocajogo, basta cadastrar os games que possui e aqueles que deseja, e automaticamente o site começará a combinar os interesses dos usuários e sugerir trocas, de forma simples e rápida.

Para Mais Informações Basta clicar na imagem abaixo :



Primeiro quero Agradecer ao Leonardo por no conceder a entrevista e ao Flávio com quem tive o contato inicial os dois são sócios na Astéria (www.asteria.com.br).

TupiniquimTech: Como que surgiu a ideia de Fazer um Site para as Pessoas Trocarem jogos ?


Leonardo(TrocaJogo): O trocajogo é um serviço baseado no conceito de web 2.0, fundamentado na interação de pessoas acerca de um tema específico, no caso a troca de jogos, e utilizando recursos oferecidos por outros serviços online, como Google Maps, Facebook, etc.

Meu sócio na Astéria, o Flavio, é apaixonado por games e teve a idéia do trocajogo há uns dois anos. Como sócio-proprietário de uma empresa especializada em desenvolvimento web, no caso a Astéria, desde o início sempre tivemos interesse em oferecer produtos que pudessem gerar receita recorrente. Pelo fato de sempre termos trabalhado com projetos (e não produtos), sempre estivemos completamente sujeitos às oscilações do mercado - e no momento da idealização do trocajogo estávamos no auge da crise. Foi um bom momento para resgatar uma idéia relativamente antiga, elaborá-la e iniciar o processo para colocá-la em prática.

Acreditamos que com um bom produto, ainda que gratuito, teremos boas chances de conquistar novas oportunidades, sejam elas a partir de serviços adicionais vinculados ao trocajogo, ou simplesmente servindo como uma vitrine para a conquista de novos clientes.

Em função do perfil inovador da Astéria, percebemos que havia uma ótima oportunidade para juntar esses dois mundos. Na época já trabalhávamos com projetos semelhantes para outros clientes, e imaginamos que seria muito interessante termos um projeto onde poderíamos nos aprofundar naquelas partes dos projetos que normalmente não chegamos a participar, que é o acompanhamento do feedback dos usuários e a tomada de ações a partir disso.

Sentimos que seria fantástico poder ter um laboratório de experimentos tecnológicos, onde poderíamos testar e aplicar tudo o que quiséssemos, e ao mesmo tempo acompanhar a resposta da comunidade.

O projeto levou cerca de 6 meses para ser desenvolvido, à custa de muitas noites, finais de semana e feriados.

TupiniquimTech: O site vê o sucesso nos Altos Preços do Mercado de Jogos Brasileiro ?


Leonardo(TrocaJogo): Driblar os altos preços certamente é o principal objetivo. E como já comentei anteriormente, nós vemos o trocajogo como um laboratório, onde teremos a oportunidade de realizar testes, e aprender e evoluir a partir do feedback da comunidade. Os altos preços do mercado certamente favorecem aos usuários buscarem serviços como os oferecidos pelo trocajogo, que surgiu apenas para facilitar a vida dos usuários, que já realizam trocas pela web através de fóruns.

Com o trocajogo, incentivamos ainda o conceito da reciclagem, aproximamos pessoas e acreditamos que a longo prazo seja possível diminuir a pirataria.

TupiniquimTech: Quando você começou a Botar a ideia em pratica você sabia que logo Seria um Grande Sucesso ?


Leonardo(TrocaJogo): De fato o objetivo foi criar algo que servisse de laboratório para os projetos da Astéria e nos colocasse do lado do cliente/usuário. Tudo o que fazemos, não apenas na Astéria, mas em nosso dia-a-dia, é vislumbrando o sucesso, sempre buscando algo mais, afinal de contas é isso que motiva e nos faz encarar as dificuldades de um mercado tão competitivo quanto o nosso. Mas certamente não imaginávamos que a aceitação pudesse ser tão grande.

Com pouco mais de 2 meses já contamos com mais de 6.000 usuários e mais de 1.200 trocas realizadas. Diariamente recebemos inúmeros e-mails de usuários elogiando e agradecendo o serviço, muitos deles sugerindo novas idéias para melhorar cada vez mais os serviços prestados. Percebemos que os usuários realmente se identificaram com o projeto e tem uma postura bastante colaborativa. Contando com uma equipe bastante pequena para dar o devido suporte ao projeto, procuramos responder aos e-mails de todos os usuários.

TupiniquimTech: Você espera ganhar dinheiro com o Site ou espera que pessoas mostram como o mercado de jogos no Brasil e forte e a diminuição no preço venderiam mais jogos ?


Leonardo(TrocaJogo): Temos muitas idéias, aliás, muitas delas sugeridas pelos próprios participantes do trocajogo como já mencionado. Fazemos questão de analisar com bons olhos qualquer comentário que nos é enviado. Apesar da grande lista de implementações que temos, a cobrança pelo serviço definitivamente não é algo que consideramos e esperamos encontrar meios para continuar garantindo aos usuários um serviço de ótima qualidade e principalmente gratuito.

Nós acreditamos muito no modelo gratuito, como o Twitter e Facebook, por exemplo. É muito provável que em algum momento tenhamos que passar a trabalhar com anunciantes, mas tentaremos postergar isso enquanto for possível.

Também é possível que sejam implementados recursos opcionais, como a intermediação de trocas mediante a cobrança de taxas, ou também recursos exclusivos dentro do site.

TupiniquimTech: O que mais ajudou na Divulgação do site o famoso boca-boca ou algum meio diferente ?

Leonardo(TrocaJogo): Principalmente a divulgação espontânea motivada pelo grande interesse da comunidade de gamers, e alguns mecanismos virais que elaboramos, como a possibilidade de divulgação dos jogos de cada usuário através do Twitter. Notamos que o volume de acessos aumenta expressivamente sempre que algum blog ou portal do meio de games cita o trocajogo e acreditamos muito nesse modelo. Atualmente contamos com algo em torno de 4.000 visitas/dia.

TupiniquimTech: O que você espera para o Futuro do site ?


Leonardo(TrocaJogo): Esperamos poder continuar contando com o trocajogo para pesquisas internas da Astéria, colocando em prática o que há de mais recente em termos de tecnologia e com isso fidelizar ainda mais os nossos usuários. Somos empreendedores e acreditamos muito na idéia e conceito do projeto, o que significa que continuaremos fazendo investimentos na plataforma vislumbrando a captação de milhares de usuários. É bem difícil pensar em futuro para um site como o trocajogo, que exige constantes implementações e está com uma lista imensa de novas idéias para serem colocadas em prática. O futuro do trocajogo acontece diariamente. Posso afirmar que muita coisa ainda vai acontecer, visto que o mercado de games em mídia física não terá uma sobrevida muito longa.

TupiniquimTech: Quem você gostaria de agradecer por esse passo importante no mercado brasileiro ?


Leonardo(TrocaJogo):
Eu gostaria de agradecer especialmente:

Os usuários que ajudam a divulgar o trocajogo e contribuem com idéias fantásticas, participando ativamente do projeto;

Ao Flávio, meu sócio, principal idealizador do projeto e que se dedicou de corpo e alma para colocar a idéia em prática;

A Astéria, por ter proporcionado as condições necessárias que viabilizaram a elaboração e execução deste projeto;

TupiniquimTech: Você como idealizador do site deve ter vários consoles quais são eles ?


Leonardo(TrocaJogo): Respondendo primeiramente por mim, tenho o console do PS3, mas infelizmente não tenho conseguido dedicar muito tempo para o lazer com os meus jogos. E agora falando sobre o Flavio, ele tem os consoles PS3 e Wii e até onde eu sei passa várias horas praticando, principalmente jogos como Rock Band.

TupiniquimTech: Você que site já virou uma referencia nacional em troca de jogos ou ainda falta crescer ?


Leonardo(TrocaJogo): Quando iniciamos o desenvolvimento do site não identificamos, nem mesmo fora do Brasil, uma ferramenta com as características do trocajogo. Isso nos motivou ainda mais a colocá-la em prática. Hoje a utilização do site está bastante concentrada em São Paulo e aos poucos se expandindo para outros estados/cidades, como é o caso do Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Acreditamos que ainda tem muito para crescer, mas certamente entre alguns blogs e fóruns do meio de games o trocajogo já é visto como uma referência. Isso nos motiva a continuar inovando e investindo tempo e horas de sono neste projeto (risos).

TupiniquimTech: Alguma empresa já procurou para comprar a ideia e fazer dela um negocio ?


Leonardo(TrocaJogo): Sim, já apareceram interessados, mas não evoluímos na conversa, pois acreditamos que ainda não seja o momento. Além disso, como já mencionado, trata-se de um projeto que teve como principal objetivo servir de laboratório para os estudos da Astéria em tecnologias inovadoras. Não descartamos a possibilidade de comercializar o site, mas temos plena convicção de que ainda temos muito o que fazer antes de pensarmos nisso.

Acesse você também o TrocaJogo

| More
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

Sobre

Minha foto
São José dos Campos, São paulo, Brazil
Programador de Web Sites, 19 anos, formado em técnico em informática com ênfase em programação, considerados por muitos um geek por gostar da área de tecnologia e suas novidades.

Agregadores

LinkLog
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
BombaNet
Divulgar Blog - Divulgue seu Blog - Divulgar Site
Link do Pinguim | Os melhores conteúdos da blogosfera brasileira em um unico lugar
Banner Link Premiado


Todo Espaço Online


União