Pobre Nokia. Não bastasse o anúncio de que a outrora gigante absoluta dos celulares apanhou feio do Android nas vendas de smartphone no último trimestre do ano passado, agora surgem analistas dizendo que ela deveria esquecer de vez as tentativas de criar um novo sistema operacional para substituir seu já capenga Symbian.
Um pouco de história. A Nokia está investindo pesado (números da indústria apontam que a finlandesa estaria gastando até três vezes mais em Pesquisa e Desenvolvimento do que os competidores) em um sistema operacional desenvolvido em parceria com a Intel, batizado de MeeGo, que seria usado tanto em uma nova geração de smartphones quanto em um possível tablet para concorrer com a Apple e com a Google.
O problema é que quase ninguém na indústria acredita nesse novo SO.
Como o analista Adnaan Ahmad, do respeitado Berenberg Bank.
Para Ahmad, a Nokia deveria parar de gastar tanto dinheiro no MeeGo e adotar a plataforma Windows Phone 7 para os seus novos produtos.
“Consigam acesso à propriedade intelectual do Windows Phone 7 e voltem a ter acesso ao mercado estadunidense onde sua participação caiu para um único dígito. Fazendo isso, cortem seus gastos absurdos em Pesquisa e Desenvolvimento em pelo menos 30%”.
Quanto ao MeeGo, eis o que pensa Ahmad
“Livrem-se da solução MeeGo – é a maior piada na indústria da tecnologia atualmente e vai deixar vocês ainda mais atrás da Apple e da Google”.
Na imprensa especializada existem analistas que vêem sentido nas palavras de Ahmad, especialmente no que se refere à parceria com a Microsoft.
Kat Hannafod, do Gizmodo, aponta que “um telefone Nokia rodando Windows Phone 7 certamente faz sentido. O novo CEO da Nokia, Stephen Elop, foi recentemente contrado da Microsoft, então já existe uma relação [entre as empresas]”.
O vice-presidente da Nokia, Anssi Vankoji, já renunciou ao cargo e deve se afastar definitivamente em março, segundo o site, deixando caminho aberto para Elop – caso resolva ouvir os conselhos de Ahmad – faça negociações com a Microsoft.
por @jeff_pedro
Eu só vou respeitar de verdade o Facebook no dia em que ele tiver também a opção "não curtir".
FONTE
0 comentários:
Postar um comentário